Diante da calamidade climática que assola o RS, milhares de cães foram resgatados das enchentes e acolhidos em abrigos temporários, onde estão recebendo toda a atenção e cuidado de veterinários e voluntários dedicados. Muitos desses cães possuem donos e lá aguardam até que haja o reencontro. Mas existe uma parcela grande que já moravam em abrigos ou sobreviviam nas ruas e agora possuem a chance de encontrar uma família que possa adotá-los. A adoção é uma atitude nobre que demanda responsabilidade, por isso, é preciso tomar algumas precauções para garantir o bem-estar do animal e assim evitar possíveis frustrações diante dessa importante decisão.
- Avalie sua capacidade de cuidar do animal: Certifique-se de dispor de tempo, finanças e espaço adequados para o novo membro da família. Além disso, esteja ciente dos possíveis desafios de saúde, traumas emocionais e comportamentais que ele possa enfrentar e busque informações junto à equipe do abrigo sobre o histórico do cão.
- Prepare sua casa: Antes de receber o cão em casa, providencie um espaço delimitado e reservado, com cama/caixa de transporte, tigelas de comida e água, brinquedos e outros itens essenciais, onde ele possa permanecer seguro e tranquilo.
- Busque ajuda profissional: ter o acompanhamento de um profissional na adaptação e educação do cão é essencial para ter controle e assim, conseguir estabelecer uma relação saudável e harmoniosa com ele.
- Visitas regulares ao veterinário: Agende uma consulta veterinária para avaliar a saúde do cão, manter suas vacinas em dia e obter orientações sobre cuidados adicionais.
- Compromisso a longo prazo: Adotar é um compromisso duradouro. Esteja preparado para oferecer orientação e cuidados ao seu novo companheiro pelo resto da vida dele.
A adoção além de proporcionar um lar amoroso e melhores condições a um animal necessitado, contribui para diminuir o número de abandonos na sociedade. Mas é preciso responsabilidade e conscientização por parte dos adotantes para que não tenhamos cães sendo devolvidos, como se fossem descartáveis e em sofrimento, por falta de informação.
Se você já avaliou e decidiu pela adoção de um cão, entre em contato com a Vanti Educação Canina para que possamos ajudar no processo de adaptação e orientação dele junto ao seu novo lar.